O restaurante Kaffa é especializado em comida Árabe

Você sabia que ao morder um kibe, está repetindo uma deliciosa prática alimentar de milhares de anos? E que preparar um suculento cuscuz nada mais é do que variar sobre uma invenção que remonta os costumes das primeiras tribos do norte da África. Consciente ou não das tradições que a comida Árabe traz em seus pratos típicos, a verdade é que o brasileiro assimilou muito bem essa cozinha exótica e variada. Desde que os primeiros imigrantes Sírio - Libaneses desembarcaram em São Paulo, ainda no século passado, uma série de segredos culinários, temperos e condimentos, passaram a enriquecer a mesa nacional.

Hoje a comunidade Árabe engloba mais de vinte países distribuídos no norte da África e oriente médio (Mauritânia, Marrocos, Argélia, Jordânia, Kuwait, Tunísia, Líbia, Sudão, Egito, Líbano, Somália, etc.). No decorrer da história, já ocuparam terras da Europa, cruzou mares, comerciou com diversos povos. Foi muito importante para a astronomia, matemática, medicina, literatura, e religiões ocidentais. Mais do que aquela imagem que nos vem a mente, mulheres escondidas pelos véus, perfumes, lendas(mil e uma noites), Sultões cercados de petrodólares a cultura Árabe é tão rica e extensa que reúne diferentes línguas e tipos étnicos sob as mesmas tradições. Por tudo isso, é difícil dizer com precisão onde e quem deu origem a determinado prato Árabe. O kibe que se faz na Síria, por exemplo, também é feito na Argélia, com pequenas variações. No Marrocos todos temperam, cozinham e degustam um mesmo cardápio diversificado e farto. De qualquer forma, podemos definir algumas características gerais e comuns aos hábitos alimentares de vários povos. A variedade de condimentos por causa do clima quente dessas regiões, as ervas de sabor marcante são o forte dos pratos Árabes. A praticidade do modo de comer, por servir um povo que a princípio vivia no nomadismo dos desertos, quase todos os pratos típicos dispensa talheres e são de fácil conservação. Também a utilização de cereais, legumes, carnes de cabrito e carneiro graças a tradicional condição agropecuária da economia árabe. Importante destacar que, embora pertença a uma cozinha extravagante ao paladar ocidental, a refeição Árabe obedece um ritual muito simples. Os pratos frios vêm primeiro, mas permanecem sobre a mesa até o fim, podendo acompanhar alguns pratos quentes ou até intercalar um e outro prato quente. Agora resta-nos saborear estas delícias cheias de prazer, história e afinidade com o Brasil. Afinal, foi de uma região abssína chamada KAFFA que, pela primeira vez, há séculos, os Árabes descobriram o CAFÉ que hoje é indispensável para qualquer brasileiro.

Nossos sites utilizam cookies para melhorar a sua segurança e experiência online. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.


Kaffa Restaurante Árabe em Florianópolis com Tele Entrega (48) 3223-4327 e 8808-5757

KAFFA, Bar e Restaurante Árabe

Tele Entrega (48) 3223-4327 e 9 8808-5757
Terça à Sexta-Feira, das 11:00h às 15:00h e das 18:00h às 23:00h
Sábados, Domingos e Feriados das 11:00h às 23:00h
Rua Rafael Bandeira nº 337 - 88015-450 - Centro - Florianópolis - SC